gera

Que apoio dá o Governo aos nossos campeões?

O Trial tem um novo Campeão!

Campeonato Nacional de Trial Indoor - 2008

O nosso aluno Pedro Sousa, do 11º ano do Curso Profissional de Manutenção Industrial e Electromecânica (Escola Secundária Carlos Amrante, Braga) é o novo Campeão de Trial Nacional.
No passado domingo conquistou a coroa de Trial Indoor aproveitando um descuido do pluri-campeão, André Garcia.
Parabéns Pedro!

\

Algumas notícias:

Foz Motor
Super Braga
Federação Nacional de Motociclismo

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá, sou o Pedro Sousa...(campeão nacional trial indoor)
Começo por dizer que "tenho alguns benefícios ao ser piloto profissional"posso dar o exemplo de quano fui ao TDN (trial das nações) faltei 2 semanas. Durante este tempo, se me tivessem sido marcadas todas as faltas chumbava a algumas disciplinas, mesmo com a justificação, mas como foi para representar Portugal e sou piloto profIssional, a Escola Secundária Carlos Amarante não me marcou as faltas dadas. Embora sinta algumas dificuldades, porque acontece, muitas vezes, ter testes de avaliação antes e depois dos fins de semana das provas. Quando isto acontece ao sábado e domingo nao posso, nem tenho hipótese de estudar. Contudo, quero agradecer à Ferderação Nacional de Motociclismo pelo apoio que me tem dado.

Responder esta

São atletas como os outros. Envergam a bandeira nacional com o mesmo entusiasmo. Sem apoios continuam a treinar todos os dias pelo amor ao desporto.

Não se construíram para eles inúmeros estádios. Não enchem estádios como o futebol, nem provocam a loucura momentânea dos seus adeptos como o fazem os ídolos dos mais novos quando tocam a bola. São discretos, não ganham milhões e vivem numa realidade diferente da dos outros atletas. Não têm algo que para os outros é inato, querem ter algo que nunca foi deles. Sem ou quase nenhuns apoios do Estado, dividem-se entre o trabalho necessário e o desporto que lhes dá uma razão de vida. Os atletas deficientes são campeões em “part-time”.

A escassez de apoios torna-os ainda mais diferentes dos restantes atletas e modalidades desportivas. É factual a desigualdade distinta que existe entre a abundância de capital financeiro entre modalidades como o futebol e as várias modalidades paralímpicas. Atletas, dirigentes e treinadores para além da competição desportiva, têm de lutar fora do campo pelo reconhecimento e pelo apoio financeiro que de tão necessário sempre tarda e nunca é suficiente.

Escassez de apoios não cobra a vontade

“De uma forma ou de outra vamos fazendo os possíveis para apoiar estes atletas, em termos de treino, equipamento, apoio psicológico, em tudo", afirma António Oliveira, treinador do medalha de prata da ultima meia maratona, o atleta António Mariz.

Na última prova europeia de meia maratona, o pódio foi conquistado por três portugueses. António Mariz, atleta da delegação de Coimbra da Associação Portuguesa dos Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), ficou classificado em segundo lugar. Apesar do brio e qualidade dos atletas, “ninguém quer saber. Não ligam a estes atletas e não os apoiam, afirma o atleta”.

Atletas de alta competição e trabalhadores das obras

Estes atletas são um pouco de ambas as coisas. Atletas por vocação e gosto e trabalhadores das obras por obrigação. “O António Mariz anda nas obras”, refere António Oliveira. Tanto os atletas como os treinadores têm outra profissão. Trabalham todo o dia e treinam ao fim do dia.

O treinador refere que a necessidade de uma actividade profissional paralela, devido à escassez de apoios financeiros, resulta na diminuição da rentabilidade desportiva dos atletas e considera ser imprescindível a acção governamental desbloqueando os apoios que cessaram e motivando o sector empresarial para apoiar os atletas deficientes.

Contactado pelo JPN, o presidente do Instituto de Desporto de Portugal , José Constantino, escusou-se a fazer quaisquer comentários por considerar que esta não é “matéria que caiba nas competências do IDP comentar".

Responder esta

ola, sou o Filipe Carvalho (campeão nacional de NADA)
Eu não estou bem dentro deste assunto, por isso não sei o que dizer...
Mas julgo que os atletas deven sentir alguma dificuldade...

Responder esta

Dá o apoio, de faltar e não ter faltas.
É injusto para os outros alunos que estão na escola a ter aulas..
Se o Governo desse mesmo apoio, justificava as faltas dos amigos dos campeões para nós apoiamos os nossos campeões..
Mas nós compreendemos que seja dificil para ele conciliar as duas coisas.. Ele tem todo o nosso apoio..

Filipe Martins

Eu concordo com a escola no que fez ao Pedro. Tirou lhe as faltas porque estava a representar Portugal na Inglaterra, é uma mais valia para nos.
Mas não tou bem dentro do assunto, não sei bem o que dizer.Mas ja vi muitos atletas a queicharem-se do governo.

Tiago Silva

Responder esta

na minha opinião o governo apoia pouco algumas das modalidades desportvas ..........havia de apustar mais nas varias mudalidades desportivas

Responder esta

Não tou muito dentro de assunto.....
Mas penso que podia haver muito mais apoio aos desportos.....Penso que o governo apoia muito pouco os nossos ateletas nacionais não só no trial!!! Há varios desportos que nao tem o apoio do governo, alguns ateletas tem que recorrer a paises trageiros para poder treinar para provas importantes!!!!!!!!!!!!!!
Por isso o governo devia de patrocinar mais os nossos ateletas de varias modalidades!!!!!!!!!......

Responder esta

Continuação e boa sorte...

Responder esta

Não sei muito bem porque não estou dentro deste assunto.
Mas acho que o governo deve dar apoio suficiente.

Alexandre

Responder esta

RSS

Badge

Carregando...

Mensagens de blog

gera

Reciclar

Palavra de ordem para salavar o planeta.
E tu que fazes para o salvar?

Postado por gera em 30 outubro 2007 às 14:18 ‚Äî 1 Comentário

© 2009   Criado por gera no Ning.   Crie Sua Rede Social

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço